- Eat Your Nuts
- Posts
- #223 - A nova fronteira do privilégio: o lounge do aeroporto
#223 - A nova fronteira do privilégio: o lounge do aeroporto
🥜📮🥜📮🥜📮
Interessante para os interessados. A leitura preferida dos insaciáveis
Tempo de leitura: 13 minutos
Edição #223

A arte deve consolar os perturbados e perturbar os confortáveis.
― Banksy
Conta pra gente quem é você!
A EYN nasceu para deixar você mais interessante com informação inteligente e curadoria afiada. Agora queremos conhecer melhor quem faz parte dessa comunidade. Preparamos uma pesquisa rápida (leva menos de 5 minutos!) para entender seus interesses, hábitos e o que você espera da EYN. Sua resposta vai nos ajudar a criar conteúdos e experiências ainda mais a sua cara.

✺ As comissões da Sotheby's caíram 20% com o arrefecimento da economia de luxo.
✺ O Gmail está lançando uma nova aba “Compras” para facilitar o rastreamento de compras em e-commerces.
✺ Burger King cria milk-shake proteico, com whey.
✺ Mais de 8 milhões: número de viajantes que passaram pelo Aeroporto Heathrow em Londres no mês passado, marcando um recorde para qualquer aeroporto europeu.
✺ Vimeo foi adquirida por US$ 1,38 bilhão pela empresa italiana de tecnologia Bending Spoons, a dona do WeTransfer.
✺ Robinhood, o popular aplicativo de investimentos, está lançando uma rede social onde os usuários podem acompanhar as negociações de seus amigos e figuras públicas.
✺ A Apple anunciou que os novos AirPods Pro terão a função de tradução ao vivo, permitindo que usuários conversem em diferentes idiomas em tempo real.
✺ Roblox remove “mais de 100 experiências” relacionadas ao tiroteio envolvendo Charlie Kirk.
✺ Estima-se que entre 100.000 e 150.000 pessoas protestaram no comício nacionalista-populista United the Kingdom, em Londres.
✺ Emmy 2025 é dominado por 'Adolescência' e 'O Estúdio'; veja todos os vencedores.
✺ O lendário ator Robert Redford morre aos 89 anos.
✺ Gino, o gorila de costas prateadas, morreu aos 44 anos — ele era o mais velho do Animal Kingdom e vivia no parque desde sua inauguração, em 1998.

◖A próxima colaboração entre a Nike e Jacquemus.
● O girassol mais alto do mundo tem mais de três andares de altura.
● Matéria linda e super completa, com direito a entrevista, sobre a maior troca de guarda histórica que a moda acaba de passar. Nomes como Chanel, Dior, Gucci e Balenciaga estão sob novas direções criativas — um movimento raro que redesenha o mapa do luxo e promete inaugurar uma nova estética da década. A pergunta agora é quem, entre esses novos nomes, vai conseguir transformar ruptura em legado.
◖10 perguntas para fazer ao seu filho além de “como foi a escola?”
◖A propriedade de David Lynch em Los Angeles está à venda por US$ 15 milhões, e as fotos do anúncio oferecem um vislumbre do universo estético e criativo do falecido cineasta.
● Enquanto o conteúdo genérico feito por IA inunda a internet, o público começa a se cansar e isso abre espaço para quem aposta no oposto: criatividade humana com identidade. Marcas como a BMW já surfam essa maré ao ironizar o marketing automatizado para exaltar o feito à mão.
● Quem é Larry Ellison? Fundador da Oracle é o novo mais rico do mundo.
◖A Zara lançou uma segunda linha chamada “Zara Hair Care”, com produtos voltados para os cuidados de todos os tipos de cabelo. A linha é dividida em quatro versões, Fine, Medium, Thick e Curly, pensadas para diferentes necessidades, oferecendo desde limpeza leve até hidratação intensa e definição para cachos, com xampus, condicionadores e máscaras.
◖Ronaldo Fenômeno está estudando a construção de uma arena de tênis na parte ociosa do Jockey de São Paulo.
● O CookShelf (para iOS e Android) permite pesquisar todas as receitas da sua coleção de livros de receitas por ingrediente, tipo de prato ou desejo e, em seguida, redireciona você para a página correta do livro de receitas físico.
● A newsletter Service95 listou 11 livros escritos por autores refugiados.
◖ Vem ver como ficou os óculos de realidade aumentada lançados pela Meta.
● Legal esse joguinho gratuito online em que você tenta adivinhar uma palavra de 5 letras, mas com uma dinâmica bem diferente do Wordle.


A nova fronteira do privilégio: o lounge do aeroporto

A maioria dos doces e sanduíches do Delta One Lounge no Aeroporto Kennedy são feitos no local. Crédito... Amir Hamja para o The New York Times
Enquanto a maioria encara longas filas, cafés requentados e preços surreais por um pão de queijo murcho, um grupo seleto de viajantes vive uma realidade paralela dentro dos aeroportos. Ali, atrás de portas que se abrem com passagens caríssimas ou cartões de crédito premium, os lounges VIP deixaram de ser espaços funcionais e viraram templos de ostentação.
Nos últimos anos, companhias aéreas e operadoras de cartões entraram numa corrida silenciosa para transformar seus lounges em destinos por si só. O New York Times mostrou como esses espaços estão apostando pesado em gastronomia de alto nível: menus assinados por chefs estrelados, sushi preparado na hora, pratos com trufas, estações de caviar servidas em colher de madrepérola, vinhos raros e cafés de torrefação artesanal. O design segue o mesmo roteiro: mármore polido, iluminação suave, obras de arte, poltronas que parecem tronos e garçons que tratam o passageiro como hóspede de um hotel-boutique.
No Brasil, esse movimento acaba de ganhar sua versão mais extrema: o Terminal BTG Pactual, inaugurado em Guarulhos, é o primeiro terminal privativo da América Latina…


João Constâncio reaparece com Três Discursos Sobre Eros para resgatar Platão e perguntar: o que realmente é o amor na modernidade líquida? Ele investiga como o eros, no diálogo de Fedro, não é mera afeição idealizada, mas uma força contraditória, que mistura desejo de posse, devoção, loucura e risco de destruição interior. Em meio a apps de relacionamento, ghosting e afeto em parcelas, Constâncio lembra que Platão já enxergava no eros uma doença autodestrutiva: amar pode significar perder-se a si mesmo, mas também encontrar um vislumbre do belo que nos convoca ao questionamento. Uma boa entrevista!


Cai Guo-Qiang nasceu em 1957, em Quanzhou, e fez da pólvora sua linguagem. Formado em cenografia em Xangai e com passagem pela Universidade de Tsukuba no Japão, ele transformou explosões em arte, criando pinturas com pólvora, instalações colossais e performances de fogos que cruzam fronteiras entre ciência, espiritualidade e espetáculo. Sua série Projects for Extraterrestrials desenha rastros de fogo no céu; já seus trabalhos mais recentes exploram realidades imersivas, de realidade aumentada a blockchain. Cai esteve no Met, no Guggenheim e assinou os efeitos visuais das Olimpíadas de Pequim, em 2008 e 2022. Em cada obra, equilibra destruição e criação, tradição e futuro — como se tentasse capturar o instante em que o caos vira beleza.
O que você achou desta edição?Compartilhe seus pensamentos, ideias ou sugestões para futuras edições depois de votar! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |